loading Aguarde...

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

A Economia Circular é um passo para um mundo sustentável!

Publicado em 30/06/2022

A economia circular é uma nova forma de pensar no futuro e na forma de como nós nos relacionamos com o planeta e o meio ambiente.

É um conceito amplo e estratégico, onde os resíduos se tornam matéria-prima para a produção de novos produtos... propondo uma mudança nas cadeias de produção e buscando conciliar o crescimento econômico com a sustentabilidade e o bem-estar social.

Contudo, o padrão de produção no mundo está fundamentado em um outro conceito, a economia linear.

Idealizada na extração de matéria prima, transformação, uso e descarte, estas ações vem causando a escassez dos recursos naturais e ainda, gerando uma enorme quantidade de lixo! Visto que, a população tem descartado tantos resíduos, que é impossível se livrar de tudo ou ainda jogar fora, porque NÃO existe “fora” no nosso planeta.

O lixo está espalhado por aí! Nos oceanos, nas florestas, nos aterros e lixões. 

 

No entanto, a questão é que muitas pessoas não tem se atentado para as consequências graves que isso tem gerado para o mundo.

Com itens facilmente quebráveis, bem pouco duráveis e de inovações com prazo de vida útil, a sociedade se viu diante da facilidade da troca e do descarte. E diante desse fator, a economia linear se provou insustentável, afetando diretamente no que tange ao acúmulo de lixo, sem quaisquer opções de reaproveitamentos.

Tornando-se indispensável a sua substituição!

E é aqui, que entra a Economia Circular!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que é a Economia Circular, você sabe?

          A economia circular, é projetada para manter um longo ciclo, reutilizando a matéria-prima e transformando-a infinitamente, seja através da reciclagem ou do reaproveitamento. A geração de resíduos neste modelo econômico é mínima.

Além de ser, um modo de produção totalmente sustentável, a economia circular também se baseia nos princípios dos 3R’S: refletir, reduzir e reutilizar, afim de conseguir eliminar o lixo e a poluição, reaproveitar os produtos que seriam descartados e contribuir na regeneração da natureza.

Refletir: Projetar o produto com o objetivo de valorizar a recirculação dos recursos. Deve-se refletir uma maneira de conseguir recuperar o valor dos materiais utilizados na fabricação de um produto após o descarte.

Reduzir: utilizar menos recursos naturais como energia, água e matéria-prima. Ao retransformar o objeto que seria descartado em algo com uma nova utilidade.

Reutilizar: reaproveitar os recursos e materiais disponíveis, que já estão prontos para fabricação. Ao invés de comprar outros produtos, para “construir”, o novo objeto.

          Esse novo pensamento propõe de forma inteligente, um outro tipo de relacionamento com nossos bens e materiais que seriam descartados.

 Essa é a economia circular!

Um movimento que vem sendo construído nas últimas décadas por diversos atores e setores da sociedade, entre fundações, governos, empresas e organizações da sociedade civil de todo o mundo.

É uma ideia mobilizadora, que aponta a possibilidade de interações benéficas entre os seres humanos e o planeta, com o propósito de construir um futuro melhor e um mundo melhor.

Bora fazer a sua parte!