loading Aguarde...

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Conheça os 5R's da sustentabilidade

Publicado em 12/05/2022

Você conhece os 5R’s da sustentabilidade?

Antes de tudo vamos definir o termo ‘sustentabilidade’:

A sustentabilidade, parte de um ideal, de que os recursos que existem aqui na Terra, são finitos, ou seja, eles acabam. Dessa forma, nós devemos usá-los com moderação e sabedoria, para garantir que haja o suficiente para as gerações futuras, sem reduzir os padrões de vida atuais.

No entanto, a sustentabilidade não é assim tão fácil como parece ser, pois para que ela possa acontecer, precisamos nos conscientizarmos e fazermos o nosso papel dentro da sociedade.

E qual é o nosso papel?

O papel do ser humano é indispensável, quando se fala no desenvolvimento sustentável e nos 5R’s da sustentabilidade. Uma vez que, as nossas ações tem impacto direto no meio ambiente, por isso, é de suma importância analisarmos e refletirmos nossas ações e hábitos.

E ao contrário do que muitos pensam, nós não precisamos nos sacrificar para ser sustentável, basta mudar simples atitudes. Sejam elas:

- Reduzir o tempo no banho.

- Reaproveitar a água da chuva, para lavar a calçada, regar as plantas...

- Evitar o consumo exacerbado e repensar as nossas compras.  (Comprar só o necessário e apenas aquilo que vamos utilizar).

- Fazer a separação do lixo doméstico para auxiliar no processo de reciclagem.

 São estas simples atitudes que contribuem para um mundo sustentável!

Conhecendo os 5R’s:

"Repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar."

Repensar:  consumir produtos de modo responsável!

Repensar cada um de nossos hábitos, é extremamente importante, pois é indispensável analisarmos o que consumimos e como descartamos. Visto que, muitas vezes compramos mais do que realmente precisamos ou até coisas que não vamos usar. E isso, de certa forma contribui para uma super geração de resíduos, que se não darmos a destinação correta, contribuímos para a poluição do nosso planeta.

Bora repensar?

Recusar: Prefira o sustentável!

Esta etapa diz respeito a recusar tudo aquilo que irá trazer um impacto negativo para o meio ambiente. Como sacolas plásticas, canudos, lixos eletrônicos e tudo aquilo que tem uma utilidade muito curta, ou seja, tudo aquilo que você usa uma vez e imediatamente joga no lixo. Prefira produtos com embalagens biodegradáveis e troque as sacolas plásticas, por sacolas de tecido, bolsas de tecido (ecobags).

Desta forma, você estará dizendo “não” para tudo aquilo, que agride ao meio ambiente!

Reduzir: Será que certos produtos realmente valem a pena?

Devemos fazer uma análise de tudo aquilo que adquirimos, pois, precisamos ser menos consumistas.

Uma dica importante é dar preferência a itens que possuem maior durabilidade. Outra maneira é guardar as embalagens e, posteriormente, comprar refis, usar uma sacola ecológica, ser criativo na hora de fazer presentes, usando a imaginação para fazer itens artesanais, e não se esquecendo de usar as lâmpadas econômicas.

Reutilizar: Dê mais de uma chance para o produto!

Hoje em dia, quase não vemos mais a reutilização dos produtos. Tudo que não serve mais é rapidamente descartado. A ação da reutilização é a que mais precisa ser entendida e colocada em prática por nós.

Reaproveitar o produto significa dar uma nova utilidade para um item já usado, dessa forma, evitando um novo processo de produção daquela mercadoria. Aumentando a sua vida útil é possível produzir menos resíduos, impactando de forma positiva no meio ambiente. Use a sua criatividade!

Reciclar: O R mais importante da sustentabilidade!

Essa é a etapa mais importante!  A reciclagem consiste na transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado em um novo produto. Contribuindo para a redução da quantidade de lixo gerado e também na redução dos nossos recursos naturais, economizando água e nossas matérias-primas.

Por isso é extremamente necessária a separação do lixo! Pois todo o lixo que é gerado, se separado, poderá ser reciclado posteriormente! E isso não só contribui para o meio ambiente, mas também contribui para a geração de renda e emprego, de milhares de catadores que trabalham nas cooperativas de reciclagem.

Agora que você já sabe o que fazer para ajudar a preservar o meio ambiente, podemos contar com você para um mundo melhor?