loading Aguarde...

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Publicado em 03/06/2022

        O dia mundial do meio ambiente, celebrado anualmente no dia 05 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, tendo como o seu principal objetivo, “chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais existentes”, afim de provocar mudanças transformadoras, que viabilizem uma vida menos poluente, mais verde e mais sustentável!

        Comemorado pela primeira vez em 1972, e liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), esta data com enfoque ambiental, sempre se atentou aos assuntos mais urgentes da humanidade! Sendo comemorada todos os anos com um tema específico, que abrange questões como poluição marinha, aquecimento global, consumo sustentável e crimes contra a vida selvagem...  este ano não foi diferente!

Celebrando os 50 anos, da criação do dia mundial do meio ambiente, o tema escolhido para o desenvolvimento de debates, no ano de 2022 é:

“Uma só terra”!

“No Universo, há bilhões de galáxias.

Na nossa galáxia, há bilhões de planetas.

Mas temos, UMA SÓ TERRA!”

 

UMA SÓ TERRA – QUAL É O SEU PAPEL?

“Vivemos em um planeta, que se bem cuidado, irá durar eternamente. No entanto, se mal cuidado, terá um prazo de validade!”

        Quantas vezes, você já ouviu as seguintes frases: “Desliga o chuveiro!” “Apaga a luz quando você sair.” “Separa o lixo.” “Economize água.” “Não jogue lixo no chão.” ... Suponho que, muitas vezes, não é mesmo?

        Entretanto, na atual contemporaneidade em que vivemos, apesar de existirem muitos embates sobre a vida útil do nosso planeta, sobre a preservação das matas e dos rios, sobre sustentabilidade... entre muitas outras pautas de cunho ambiental, poucas são as ações para solucionar esses impasses.

        Diante disso, qual é o nosso papel? Será que podemos fazer algo para ajudar não só, o meio ambiente, como também melhorar a qualidade de vida no nosso planeta?

É claro que sim! E não é tão complicado como se imagina!!

Para ajudarmos, simples ações já são de bom tamanho...

Qualquer atitude pode servir como celebração e perpetuação da causa, por exemplo:

- Plantar árvores.

- Promover campanhas de reciclagem.

- Reutilizar objetos, criando novos produtos.

- Organizar uma composteira na sua casa ou prédio para tratar o lixo orgânico.

- Reduzir o consumo de água e energia.

- Trocar o carro pela bike por alguns dias da semana.

- Optar por materiais sustentáveis.

 

Dessa forma, estamos não só ajudando o meio ambiente e o planeta. Mas também, influenciando as pessoas ao nosso redor, a repensarem seus hábitos e mudarem suas atitudes!

Além, de preservar e conservar o planeta para as próximas gerações e para todos os seres que habitam a nossa Terra!