loading Aguarde...

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Isopor é reciclável?

Publicado em 05/05/2022

 

Muitos não sabem, mas sim, o isopor é 100% reciclável, podendo ser totalmente reaproveitado, se utilizado de forma correta.

Proveniente de um material chamado Poliestireno Expansivo, o Isopor ou EPS (em sua sigla internacional), é um tipo de plástico fabricado através de derivados de petróleo, o que não o torna biodegradável, ou seja, se descartado de forma incorreta, ele irá trazer consequências graves não só para o meio ambiente, visto que, leva mais de 500 anos para se decompor, como também, poderá afetar os animais que o consumirem, uma vez que, é um produto tóxico (quando consumido)!

Por outro lado, o Isopor tem contribuído dentro de muitas áreas industriais e profissionais, além de servir como matéria prima na fabricação de artesanatos.  No entanto, devemos nos conscientizar, para que possamos usá-lo e descartá-lo de modo correto, a fim de que ele possa ser reaproveitado posteriormente.

 

Como o isopor é reciclado e reaproveitado?

Os EPS/Isopor, é um tipo de material composto de 98% de ar, isso explica a sua leveza.

A máquina responsável pela reciclagem de isopor é capaz de restaurar uma quantidade grande de material por mês. O isopor que passa por ela, é triturado e logo após extrusado, saindo em forma de uma massa densa, que pode voltar a ser transformada em matéria prima. Porém, esta máquina tem um alto custo de investimento. Além disso, o volume gerado, o baixo peso do material e custo do transporte, na maioria das vezes inviabiliza a sua implantação.

Mas será que está seria a única maneira? “Não”!

O Isopor, pode ser reutilizado das formas mais simples possíveis, como no caso de artesanatos ou na construção civil, onde misturado junto com cimento ou argamass, pode servir como isolante acústico.

Vale ressaltar que o EPS Isopor reciclado é usado para a criação de molduras, sancas, rodapés, colas, solventes e até brinquedos.

 

Mas, como descartar EPS corretamente?

É bastante comum as pessoas terem dúvidas de como ‘descartar o Isopor’. Entretanto, uma vez que ele é um tipo de plástico, ele naturalmente deve ser descartado junto com os outros materiais de mesma origem.

Mas, vale lembrar, que é muito importante a limpeza do isopor ou qualquer outro material reciclável antes do descarte, o mesmo auxilia no processo de triagem, bem como, aumenta o valor agregado ao produto.

Além disso, algumas cooperativas e associações de catadores, responsáveis pela coleta seletiva em seus municípios, já estão devidamente preparados para o tratamento e reciclagem deste material.

Consulte a cooperativa ou associação de reciclagem do seu município e veja se está preparada para fazer este processo!

Faça sua parte!