loading Aguarde...

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Reciclar x Reutilizar

Publicado em 24/06/2022

Você já se perguntou alguma vez, qual é a diferença entre os termos reciclar e reutilizar? 

Ou você acredita, que ambos os termos apresentam o mesmo sentido?

          Embora bastante conhecidos, os conceitos de reciclagem e reutilização de resíduos, ainda geram dúvidas no que diz respeito às suas diferenças: afinal, o que diferencia o ato de reciclar do ato de reutilizar? Qual das duas alternativas é mais sustentável?

No entanto, vale lembrar que apesar das diferenças, ambos os processos são igualmente de extremas importância para o meio ambiente. Uma vez que, possuem o mesmo objetivo: combater o desperdício de materiais e contribuir para a diminuição de rejeitos nos aterros além da exploração dos recursos naturais.

Vamos descobrir as diferenças entre os conceitos reciclar e reutilizar?

 

Reciclar: a transformação em algo novo

          Quando falamos em reciclar um resíduo, falamos em transformá-lo em algo novo. Desta forma, o produto usado e posteriormente descartado, passa por uma série de reprocessamento, voltando com uma “cara nova”, ou seja, voltando com uma nova função e novas características. Nesse sentido, pneus antigos podem se tornar composto para asfalto e garrafas PET podem se transformar em fibra de poliéster, por exemplo.

          E vale ressaltar também que a compostagem de restos orgânicos, sendo eles: bagaços, cascas de frutas e sobras de alimentos provenientes de restaurantes, supermercados, casas, entre outros, também se enquadram no conceito de reciclagem.

          E um ponto muito importante, que vale a pena sempre de ser lembrado, é que a coleta seletiva doméstica, é muito importante neste cenário!! Você sabia que quando os resíduos são separados da forma correta, o índice de aproveitamento e reaproveitamento supera os 70%?

Então se você não tem o hábito de separar o seu lixo doméstico, comece agora!!!

Você não só estará contribuindo para o reaproveitamento de resíduos, como também ajudando o meio ambiente além de contribuir para a geração de renda e emprego, de milhares de catadores que trabalham nas cooperativas de reciclagem.

Reutilizar: produto usado não é lixo 

          A reutilização de um material, por outro lado, dispensa a etapa do reprocessamento. Uma vez que, o produto não é transformado em algo novo, mas, sim sendo reaproveitado ganhando uma nova utilidade. Ao reutilizar um produto, você pode aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração ou elementos para compor uma horta, e assim por diante...

          Apesar de não contribuir diretamente para a questão dos resíduos, como a reciclagem, a reutilização colabora enormemente para a gestão do lixo, reaproveitando uma matéria-prima que seria simplesmente descartada em lixões, aterros ou queimada.

O processo contribui, ainda, para reduzir a exploração de recursos naturais empreendida para a produção de novos materiais.

Agora que você já sabe as diferenças entre os termos Reciclar e Reutilizar, que tal colocar em prática os ensinamentos adquiridos e cuidar do nosso meio ambiente?