loading Aguarde...

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Reduzir, Reusar e Reutilizar

Publicado em 18/10/2023

        O planeta Terra é o nosso lar, no entanto, como resultado de nossas ações, estamos vivendo impasses que acreditávamos que seria algo “pro futuro!” Aquecimento Global, Efeito Estufa, Mudanças Climáticas... sendo que, um dos maiores desafios que também está sendo enfrentando na atual contemporaneidade, é a temática que aborda o gerenciamento e descarte correto do lixo.

       Todos os dias, a humanidade produz toneladas de resíduos, e a negligência de nós como cidadãos nesse aspecto, está causando danos irreparáveis ao meio ambiente. Em consequência deste motivo, devemos nos atentar e começar algumas mudanças de hábitos no que tange ao lixo que estamos produzindo, sendo eles: reduzir, reusar e reciclar! Esses 3 pilares da reciclagem, são fundamentais e contribuem para a preservação do nosso planeta.

 

        A redução do lixo começa com a conscientização dos nossos padrões de consumo. Vivemos em uma sociedade completamente consumista, onde embalagens e produtos usados uma única vez e depois descartados. Essa mentalidade é totalmente insustentável, uma vez que leva ao descarte demasiado de embalagens que poderiam ter sido reutilizadas para outras funções. Quando falamos em reduzir, estamos falando em comprar de forma consciente, escolher produtos que já foram reaproveitados e evitar o descarte precoce. No momento em que, compramos com consciência e descartamos da maneira adequada, estamos contribuindo com o meio ambiente.

        E quando se trata de reusar? Ou reutilizar? Como este pilar funciona?

Simples! A reutilização é uma prática extremamente simples, no entanto, muito poderosa. Muitos itens, produtos, e embalagens por nós utilizados podem ser reparados, recondicionados e reutilizados (reusados). Quando damos uma segunda vida ao objeto, transformando – o em outro produto com uma nova função, evitamos que este se torne lixo, economizando recursos naturais e reduzindo a quantidade de resíduos em aterros sanitários. Quando reutilizamos estamos valorizando aquilo que temos, ao invés de ceder à mentalidade do “jogue fora e compre novo”, que está prejudicando o nosso planeta.

        E por fim, (mas não menos importante): a Reciclagem.

Quando falamos de reciclagem, estamos falando de diminuição da poluição em rios, mares e oceanos, nas ruas de uma cidade, no descarte correto do material reciclável... Materiais como papel, vidro, plástico e metal, podem sim e devem ser reciclados e transformados em novos produtos. Porém, para que isso aconteça, nós como cidadãos responsáveis, devemos todos fazer a nossa parte. Separar o material reciclável em casa, é contribuir e apoiar a coleta seletiva local e garantir que os resíduos sejam destinados para o lugar correto e serem transformados em novos produtos, garantindo ações sustentáveis e a preservação do nosso planeta.

        Se começarmos a ser a mudança hoje, estaremos não só ajudando o meio ambiente e o planeta..., Mas também, influenciando as pessoas ao nosso redor, a repensarem seus hábitos e mudarem suas atitudes! Além, de preservar e conservar o planeta para as próximas gerações e para todos os seres que habitam a nossa Terra!