loading Aguarde...

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Você sabe qual é a origem do gás de cozinha?

Publicado em 20/05/2022

Qual a origem do gás de cozinha? Você sabe?

O gás de cozinha faz parte do dia a dia de 95% das famílias brasileiras, sendo um dos combustíveis mais versáteis e econômicos na atualidade. E sabe da melhor parte? Ele não prejudica o meio ambiente!

No entanto, apesar de ser o gás mais utilizado no Brasil, pouco se sabe sobre o seu surgimento e as pessoas costumam se questionar: “Afinal, de onde vem o gás de cozinha?”

A Origem do gás de cozinha:

Popularmente conhecido como GLP, sigla utilizada para designar, gás liquefeito de petróleo, como o próprio nome já indica, tem origem do petróleo.

E não é novidade para nós, que o petróleo é a matéria prima de milhares de produtos existentes no mercado.  E através dele, muitas coisas podem ser feitas... Como por exemplo, o GLP.

Mas como será que isso acontece? Como será que o petróleo, pode se transformar em gás de cozinha?

Tudo começa na extração do petróleo! Que após extraído, é submetido a processos físicos químicos em uma refinaria.

Durante o processo de refinamento do petróleo, ocorre a destilação fracionada, ou seja, todos as substâncias que o compõe, se separam... as frações mais leves ficam na parte superior da torre de fracionamento e as mais densas ficam na parte inferior.  O resultado disso, é o GLP, que é o produto da separação das frações mais leves do petróleo durante o refino, sendo composto de gases hidrocarbonetos, tais como: propano, propeno, butano e buteno.

E após todos esses processos, o GLP é direcionado para os terminais de estocagem, dentro das refinarias e logo após enviado para as distribuidoras de gás, onde ele é armazenado sob a forma líquida nos famosos botijões de gás.

Forma líquida? Sim, e eu te explico o porquê!

Em condições ambientes, os componentes do gás de cozinha (propano, propeno, butano e buteno) estão no estado gasoso. Mas, dentro do botijão de gás, esse gás está submetido a uma pressão muito elevada, que faz com que ele se liquefaça, ou seja, passe do estado gasoso para o estado líquido.  É por isso que se você balançar o botijão de gás, sentirá um líquido lá dentro.

No entanto, a partir do momento, que ele é canalizado e utilizado para cozinhar, ele volta a ser gás. Isso acontece porque ele perde a pressão que tinha dentro do botijão de gás, voltando para o estado gasoso novamente.

 

Curiosidades sobre o GLP:

- Muita gente não sabe, mas o gás de cozinha é inodoro e incolor, não tem cheiro e não tem nenhuma cor. 

O que causa o famoso “cheiro de gás” nada mais é que uma substância chamada Mercaptan (ou mercaptano), usada, justamente, para que possamos detectar possíveis vazamentos.

 

Esse mercaptano é à base de enxofre, oferecendo o característico cheiro que associamos ao gás, que pode salvar vidas.

Por isso, é bom sempre estar atento para, no caso de sentir cheiro de gás, não acender nenhuma luz nem acionar nenhum interruptor. O indicado é abrir todas as janelas e, se puder, procurar levar o botijão para um lugar ventilado e longe das pessoas.

- GLP é amigo do meio ambiente.

O GLP gera menor impacto ambiental, proporcionando uma importante contribuição ao meio ambiente. Isso porque, ele apresenta baixa emissão de poluentes e possui uma capacidade de geração de energia superior a qualquer outro combustível fóssil, podendo ser considerado um energético amigo do meio ambiente. É livre de metais pesados e não contamina nem os mananciais, nem o solo.

Sua utilização respeita e preserva o meio ambiente ao evitar, a derrubada de árvores e a queima de carvão e lenha, que são extremamente poluentes.

____________________________________________________________________________________________________

Você sabia, que a BZS Tecnologia faz a gestão individualizada de gás em condomínios?

A solução está no CONTROLE ÁGUA E GÁS, um software que faz a gestão do consumo de água e gás dos condôminos individualmente. 

É um serviço completo, que pode ser acessado pela internet, onde o síndico ou a empresa terceirizada faz o cálculo do consumo individualizado. 

Quer saber mais? 

Entre em contato!!

Email: bzs@bzs.com.br

Telefone/WhatssApp: (45) 3254 - 2212